domingo, 26 de janeiro de 2014

Resenha: A Última Nota

Autores: Felipe Colbert e Lu Piras
Editora: Novo Século
Páginas: 260

Nunca tinha ouvido falar desse livro, até que minha prima comentou sobre ele e disse que queria me emprestá-lo, pois tinha gostado muito. Quando li a sinopse do livro fiquei curiosa e achei que seria uma história bem interessante, mas me decepcionei muito.

O livro é narrado por Alícia, uma mulher de 21 anos que mora com os pais e faz parte de uma família grega muito tradicional, os Mastropoulos. Assim ela é obrigada a seguir as tradições e a namorar Theo, que também vem de uma família grega.

Porém por trás dessas tradições havia uma outra Alícia, uma Alícia mais alegre, sonhadora e uma grande amante da música. Amor esse herdado de seu avô, que, assim como ela, foi violinista. Movida por essa vontade de se expressar através da música ela decide fazer faculdade nessa área e logo após uma de suas apresentações acontece algo que mudaria sua vida para sempre.

Alícia recebe uma ligação de um hospital, dizendo que um rapaz (que possivelmente assistiu à apresentação) estava hospitalizado devido a um acidente, havia perdido a memória e só se lembrava do nome de Alícia. Sebastian (como o rapaz foi nomeado mais tarde) virou sua vida de cabeça para baixo, e eles vivem um grande amor. E foi a partir desse amor que ela conseguiu forças para se livrar das tradições e ser quem ela realmente queria ser.

A narrativa é realmente leve e inspiradora, pois muitas vezes me peguei refletindo sobre a minha vida com as frases de Alícia, mas a história me decepcionou muito. Primeiramente porque a Alícia me irritou, com suas indecisões e reclamações em relação às tradições impostas pelos seus pais. Ela chegava a tal ponto que me parecia mais uma adolescente que uma adulta. Além disso o livro tem um final muito confuso, que estou tentando entender até agora. Todo o mistério que envolvia Sebastian não foi claramente explicado e as poucas explicações que tiveram foram muito fantasiosas (não entrarei em detalhes, para não conter spoilers).


Bom, por mais que o livro tenha me decepcionado acho que cada um tem seu ponto de vista. Então quem está procurando uma história de romance envolvida pela música, leia e tire suas próprias conclusões.

Por Luíse Chaim

Nenhum comentário:

Postar um comentário